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COLMEIA: como funciona o bloco de refrigeração do seu veículo

A colmeia é a parte central do radiador, representa o núcleo do radiador, é a parte responsável por permitir a passagem de ar que provoca a diminuição da temperatura do líquido de arrefecimento. Portanto, quanto maior for a área de contato entre os tubos e as aletas, maior será a transferência térmica.


Composição:


1 - TUBOS:


Tubo pelo qual circula o fluído de arrefecimento e/ou água, podendo ter o formato redondo, oval ou plano.



2 - ALETAS:


As aletas são superfícies que se estendem de um objeto com a finalidade de aumentar sua troca térmica com o ambiente a partir de trocas de calor por convecção. 



Tipos de Colmeia:


COLMEIA DE ALUMÍNIO BRASADO:

 

Ela é formada por tubos que possuem turbilhonadores internamente. Esses turbilhonadores têm como função mudar o escoamento e circulação do ar, no sentido de obter um melhor rendimento. Mais que apenas um resfriador, a colmeia de alumínio brasado funciona como um filtro, obstruindo qualquer sedimento que não seja ar, obrigando o ar a recircular antes de ir para o motor, retendo fragmentos que por ventura venham da turbina. 


A troca térmica feita pelo radiador é principalmente pelo contato entre o tubo e aleta, quanto maior for o contato entre o tubo e aleta, maior será a transferência térmica. Na Colmeia de alumínio brasado, o tubo e aleta são soldados e isso faz com que toda área do tubo fique em contato com a aleta, propiciando um alto rendimento térmico. 


COLMEIA DE ALUMÍNIO EXPANDIDO:


É fabricada de forma artesanal, o tubo é colocada na aleta de forma mecânica, sendo mais utilizada na refrigeração de motores de menor potência ou com bastante espaço disponível para a sua instalação. Devido a maior seção livre nos tubos redondos e ovais, existe uma maior velocidade do fluxo no interior desses tubos, em relação aos tubos chatos, e por consequência uma pior transferência de calor. Além de ter um poder de refrigeração bem inferior, em relação a Colmeia de alumínio brasado, algo em torno de 30% a 45%,

também diminui a vida útil do motor, pois seus tubos redondos permitem a passagem de alguns fragmentos, ao contrário do brasado. 


Cuidados com a Colmeia


Como com qualquer peça que compõe o motor, alguns cuidados básicos auxiliam a manter um bom funcionamento do Bloco de Refrigeração. A Colmeia dificilmente quebrará ou exigirá sua troca. Porém, se não houver uma dedicação, bem como um pouco de nossa atenção na manutenção desta peça, problemas podem começar a acontecer. 


Tendo em vista que o funcionamento da colmeia depende da passagem de ar entre as aletas para realizar o controle térmico, as mesmas não podem ficar obstruídas. Pensando nisto, recomenda-se que seja feita, regularmente, a limpeza do Bloco de Refrigeração, principalmente se você costuma andar por estradas de terra com frequência.


As estradas de terra, normalmente, fazem com que barro se aloque no interior da colmeia. Isto provoca o acúmulo de sujeira, bem como impede a livre circulação de ar entre os circuitos, prejudicando o desempenho da peça que pode fazer com o que o motor superaqueça. 


Sendo assim, conforme se tenha barro no bloco de refrigeração do motor, limpe-o para que assim, haja a livre circulação do ar entre os circuitos, promovendo um bom desempenho na troca térmica que ocasiona um bom funcionamento do motor.