(51) 3374 1122 0800 600 2122
Seg - Sex : 8h-12h e 13h15-18h
Siga-nos:
Dicas básicas para o bom funcionamento do sistema de arrefecimento

1 - Mantenha sempre o líquido de arrefecimento no nível correto:

No reservatório há uma marcação de nível máximo e mínimo. A quantidade de líquido de arrefecimento deve ficar entre as duas marcas. Abaixo do mínimo, pode ocorrer superaquecimento. Acima do máximo também pode causar problemas.



2 - Use sempre aditivos de confiança:


Não deve ser usada água pura nos radiadores. O correto é usar uma mistura que varia de acordo com o fabricante, mas de modo geral é composta de 50% de água pura e 50% do [***aditivo etilenoglicol***](http://climersite.homol.agenciakaizen.com.br/produtos/aditivos). O aditivo do radiador é importante para evitar que a água ferva ou congele, além de proteger o sistema contra corrosões e a formação de incrustações, que podem provocar entupimentos, e, assim, sobreaquecer todo o conjunto de arrefecimento. Para identificar o aditivo correto para o seu veículo, consulte o manual do carro.



3 - Não utilize água de torneira:


A água de torneira tem muitos sais minerais que, com o passar do tempo, formam depósitos no radiador e em todo o conjunto de arrefecimento, prejudicando assim a circulação da água. Em algumas regiões do Brasil há também a chamada “água dura”, que é muito prejudicial se utilizada no radiador. Para realizar a mistura, o correto é a utilização da água desmineralizada, pois como o próprio nome diz, é uma substância isenta de minerais, sendo ideal para o sistema de arrefecimento.


4 - Limpeza no sistema:


A limpeza no radiador é imprescindível, aconselhamos que o radiador e todo o sistema de arrefecimento seja limpo a cada 2 anos. Para isso o líquido deve ser drenado em sua totalidade e substituído pela mistura de água desmineralizada + aditivo etilenoglicol.


5 - Mantenha a colmeia do radiador em perfeito estado:


A colmeia do radiador é um dos componentes do sistema de arrefecimento que está mais sujeito a danos. Além disso, a colmeia suja com facilidade, sobretudo após passar por uma estrada de terra ou lama. Para evitar maiores transtornos, aconselhamos que mantenha a colmeia sempre limpa. Portanto, se voc dirigir por uma estrada de terra, não deixe que acumule barro no radiador.

Caso isso ocorra, limpe o radiador de dentro para fora do cofre do motor, usando água através de uma mangueira, objetivando remover a sujeira da peça. Feito isso, você possibilitará o pleno funcionamento da sua colmeia e a troca térmica não será prejudicada.


6 - Faça revisões periódicas:


Por mais que essas dicas sejam válidas, nada substitui o olhar técnico de um profissional.

Sendo assim, faça revisões periódicas no seu carro e promova a substituição dos componentes do sistema de arrefecimento ou de qualquer outra parte do seu veículo caso estes estejam com defeito ou no fim de sua vida útil, para que você tenha sempre um veículo seguro e que esteja sempre pronto para uso.