Sendo um composto importante para manter o bom funcionamento do sistema de arrefecimento dos veículos, os aditivos são um tema cercado de dúvidas. Por isso, este artigo irá tratar sobre as principais diferenças entre os produtos e como deve ser feita a sua utilização correta.
Antes de falarmos das diferenças é preciso reforçar o cuidado na escolha do produto, sempre faça o uso de aditivos que tenham em sua composição monoetilenoglicol. Além disso, observe sempre se a marca escolhida tem proteção antifervura e anticongelamento, e se possui pacote anticorrosivo. Ter esses cuidados na escolha irá contribuir para que seu veículo siga em pleno funcionamento.
Bom, agora vamos falar das diferenças nos compostos, pois na hora de fazer a troca de aditivo a dúvida concentrado ou diluído pode surgir. Por isso, entenda:
Aditivo Concentrado – é a substância química pura, a base de monoetilenoglicol, ou seja, não possui água na sua composição. O Aditivo Concentrado precisa ser diluído antes de ser colocado no veículo. Esta diluição deve ser feita apenas em água desmineralizada. Não utilize água da torneira, chuva ou mineral, pois em sua composição existem minerais que são prejudiciais ao funcionamento do sistema de arrefecimento.
Aditivo Diluído - Os aditivos diluídos, conhecidos popularmente como “pronto para uso” não necessitam de diluição. Visto que em sua composição já temos água desmineralizada. Logo, os aditivos diluídos já vem “pronto” para ser utilizado e ainda tem custo menor do que o produto concentrado.
Além das dúvidas em relação ao composto concentrado ou diluído, outro questionamento em torno dos aditivos é a diferença entre o produto orgânico e o inorgânico (também conhecido como aditivo sintético).
O aditivo orgânico tem maior durabilidade e também possui fórmula biodegradável, o que é benéfico para o meio ambiente, pois sua deterioração ocorre de forma natural. Em contrapartida, os aditivos inorgânicos, também conhecidos pela nomenclatura sintético possuem uma composição feita em laboratório, sendo assim, um produto de menor durabilidade e com composição prejudicial à natureza.
Lembre se:
Identifique no manual do carro qual aditivo é compatível com seu veículo
Faça a troca do composto a cada 30 mil quilômetros rodados ou no intervalo de um ano.
Utilize água desmineralizada na diluição do aditivo e não use água da torneira
Guarde as dicas e saiba sempre como fazer o uso correto dos aditivos, até a próxima!
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