Olá, oficineiros e oficineiras do Brasil! Escrevo aqui para compartilhar com vocês dicas inspiradas no meu trabalho diário em auxiliar e tornar a sua oficina ainda mais lucrativa. É início de um novo ciclo e a pergunta que sempre aparece é: Por onde inicio a melhoria da minha oficina? Se você também se questiona, confira este checklist que preparei para você.
Primeiramente quero te afirmar que nenhuma oficina tem algo que não possa ensinar, assim como, algo que não possa aprender. O mais difícil é identificar onde está, se igual ou acima do mercado é nisso que ela realmente precisa colocar sua energia para melhorar. Atendo inúmeras oficinas que por “modismo” fizeram o que os outros estão fazendo, ou “ouviram” em um curso, em uma roda de amigos ou até em uma palestra “tal forma de fazer”. Elas mudaram seu processo e se frustraram porque chegaram em resultados piores do que quando haviam iniciado. Ou seja, geraram uma “pioria” e não uma “melhoria” na gestão e nos resultados da empresa.
Tantos anos trabalhando com os números das oficinas que eu posso afirmar assim como os médicos: “o remédio de um paciente não é remédio para outro”. Cada oficina tem seu propósito, seus custos, sua meta, sua cultura e sua estrutura operacional (infra estrutura, pessoas, processos). É muito comum o oficineiro e a oficineira não terem acesso a estas informações. Se números fazem sentido para você, me chame que posso te auxiliar. Mas, se mesmo assim, você ainda acredita que precisa melhorar em tudo, siga este checklist:
Etapa um: Divida o ano em quatro partes, ou seja, em quatro trimestres. A cada trimestre, foque sua energia e de sua equipe em melhorar uma área da oficina. Não prometa a você e a sua equipe, mais do que terão a capacidade de fazer junto as atividades do dia a dia. Isto gera falta de credibilidade nas mudanças e frustração a quem está “puxando” este processo de melhoria.
Etapa dois: Coloque em ordem de prioridade as áreas a serem melhoradas. Se você não possui uma metodologia junto a um profissional da área, lhe dou esta sugestão. Escolha entre as mais críticas no processo principal e de base de uma oficina: gestão, vendas e marketing (foque em aumentar o seu ticket médio), gestão de pessoas (foque no desenvolvimento do profissional e sua forma de remuneração), gestão econômico e financeira da empresa (foque nos custos e na lucratividade gerada, identifique para onde vai o lucro e no valor de capital de giro que a oficina necessita) e por último, mas não menos importante, a formação do preço de venda (foque em identificar o quanto está custando a hora técnica e qual o markup aplicado sobre os produtos vendidos).
Etapa três: estabeleça metas. Acompanhe periodicamente e de perto o resultado de cada área escolhida: a cada dia, a cada Ordem de Serviço (analise criticamente). Escreva (anote) o que deve ser feito para corrigir ou melhorar aquele processo ou resultado. Estabeleça um período para colocar a melhoria em ação. Monitore diariamente! Isto muda nosso comprometimento e de nossa equipe com o que temos para fazer. Distribua atividades a fim de engajar a todos com as melhorias propostas. Lembre-se, lidere toda e qualquer mudança com alegria, energia positiva e entusiasmo. Afinal, como diz o ditado: “a empresa é reflexo do dono”.
Siga estes passos e me conte como está o andamento. Quero saber de tudo! Este checklist de gestão é a minha dica para você ter uma sua oficina ainda mais lucrativa! Um beijo no coração!
Karine Quinjalmo – Rainha das Oficinas
Mãe do Enzo
Consultora especialista na gestão de oficinas
Mentora de soluções em sistemas para a reparação automotiva
Influencer para o segmento
@karinequinjalmooficial
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