(51) 3374 1122 0800 600 2122
Seg - Sex : 8h-12h e 13h15-18h
Siga-nos:
Intercooler brasado x Intercooler expandido: Você conhece a diferença?

Quando tratamos de peças brasadas ou expandidas para carros e caminhões, a primeira coisa que pensamos é a diferença de valor, sendo os componentes produzidos com alumínio brasado, como já sabemos, mais caros do que os produzidos com o alumínio expandido. Contudo, não é apenas no valor que as peças diferem uma da outra. No artigo de hoje nós explicamos quais são as principais diferenças nos intercoolers brasados e expandidos. 


O intercooler é uma peça fundamental no sistema de refrigeração, pois ele faz o resfriamento do ar do turbo-compressor. Deixando mais claro, o intercooler auxilia na redução de calor do ar que passa pela peça. Os intercoolers podem ser feitos tanto de alumínio brasado, quanto de alumínio expandido (peça que vem sendo fabricada com este material apenas no Brasil).


As peças feitas de alumínio expandido tem como vantagem o menor custo, mas por terem uma estrutura composta de aletas e tubos circulares, a sua transferência de calor acaba sendo prejudicada. Como o seu poder de refrigeração é menor do que as peças produzidas com o alumínio brasado, a utilização dessa peça poderá contribuir para a redução da vida útil do seu motor, aumento do gasto de combustível e maior desgaste dos componentes. 


Em contrapartida, os intercoolers produzidos com alumínio brasado são compostos de tubos que internamente contém turbilhonadores. Esses turbilhonadores auxiliam na circulação de ar, ou seja, melhoram o desempenho da peça e contribuem para o melhor funcionamento do sistema de refrigeração. Além disso, as aletas e tubos são soldados um ao outro, o que proporciona um alto rendimento, pois sua troca térmica é maior. 


Entender as principais diferenças na produção dessa peça é fundamental para que você escolha o melhor produto. 


Até a próxima! 


Quer saber mais sobre este conteúdo? assista ao vídeo

 

https://youtu.be/5mDiYmA5_LQ