(51) 3374 1122 0800 600 2122
Seg - Sex : 8h-12h e 13h15-18h
Siga-nos:
INTERCOOLER: qual a função desta peça no seu veículo?

O intercooler é um permutador de temperatura e serve para esfriar o calor que passa pelo turbo-compressor. O intercooler é uma das seis partes em que se divide o turbo e uma das mais importantes, já que é imprescindível reduzir a temperatura do ar que passa por esta parte do motor, exposto a temperaturas que podem chegar aos 700 graus. 


Em função disso, é necessário esfriar o ar quente antes que entre no sistema de admissão do motor. É para isso que serve o intercooler, que recebe esse ar quente por um extremo e o esfria para depois enviar para o motor a uma temperatura adequada. 

 

Onde está colocado o Intercooler?


O ideal é que o intercooler esteja colocado numa posição que possa receber maior quantidade de ar vinda do exterior, já que dessa forma levará menos tempo a cumprir a sua função de esfriar o fluxo de ar que chega do turbo. Por isso, encontra-se normalmente na dianteira do veículo, por trás da saída de ar.


Tipos de Intercooler


Existem dois tipos de intercooler, ainda que a maioria dos veículos possua o mesmo sistema. O mais normal é o intercoooler de tipo ar-ar, ou seja, em que a corrente de ar do exterior passa através do radiador e esfria o ar que vem do compressor antes de enviá-lo para o sistema de admissão do motor.


O segundo tipo de intercooler é o ar-água, que baixa a temperatura do ar proveniente do coletor do compressor graças a um fluxo de água que esfria esse mesmo ar. São mais pequenos do que os intercooler ar-ar, ideais para veículos com espaço disponível reduzido. Porém, ao mesmo tempo, são mais caros e complexos, não sendo fáceis de encontrar.



Um complemento para sistemas que usam turbo-compressor


São muitos os veículos que, hoje em dia, utilizam um turbo-compressor. É a melhor maneira de, sem gastar muito dinheiro em motores com mais rotações, se alcancem bons resultados quer em potência quer em eficiência. Ou seja, graças ao turbo acabamos por poupar dinheiro com o motor do nosso automóvel. 


Para que esse sistema funcione corretamente, tanto os motores que possuem turbo-compressor como outros com sistemas diferentes de sobrealimentação, o intercooler é imprescindível. Graças a esta peça, conseguimos o nosso objetivo: reduzir a temperatura do ar, aumentando a sua densidade, e, logo, a quantidade de oxigênio que chega ao motor. Quanto mais oxigênio chegar mais potência terá o nosso automóvel.


Intercoolers brasados x Intercooler expandidos: qual a diferença?


Intercoolers Brasados: Os intercoolers brasados são formados por tubos que possuem turbilhonadores internamente. Esses turbilhonadores têm como função mudar o escoamento e circulação do ar, no sentido de obter um melhor rendimento. Uma grande vantagem dos turbilhonadores é evitar a formação de uma película, que impede a parte central do fluxo de trocar calor, prejudicando o desempenho do sistema. Mais que apenas um resfriador, o intercooler brasado funciona como um filtro, obstruindo qualquer sedimento que não seja ar, obrigando o ar a recircular antes de ir para o motor, retendo fragmentos que por ventura venham da turbina.


Intercoolers Expandidos: Os intercoolers fabricados mecanicamente com tubos e aletas são utilizados na refrigeração de motores de menor potência ou com bastante espação disponível para a sua instalação. Devido a maior seção livre nos tubos redondos e ovais, existe uma maior velocidade do fluxo no interior desses tubos, em relação aos tubos chatos, e por consequência uma pior transferência de calor. Inadvertidamente, por desconhecimento ou em função de um custo um pouco menor, está sendo aplicado em diversos caminhões, intercoolers do tipo expandido. Além de não funcionar adequadamente, diminui a vida útil do motor, pois seus tubos redondos permitem a passagem de alguns fragmentos, ao contrário do brasado. 


Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e se inscreva para receber nossas postagens e ofertas!