Olá, oficineiros e oficineiras do Brasil! Escrevo aqui para compartilhar com vocês dicas inspiradas no meu trabalho diário em busca de auxiliar e tornar a sua oficina ainda mais lucrativa. Nesta edição quero falar sobre duas datas comemorativas: Dia do Trabalhador e o Dia das Mães. As duas datas se destacam no mês de maio, por isso convido você a refletir sobre como elas vêm sendo vivenciadas em suas oficinas. Antes de mais nada, deixo aqui meu questionamento: você vive uma rotina de empresa familiar? Então, continue nesse artigo comigo!
Uma oficina familiar é uma oficina que é gerenciada e pertence a uma família. Isso significa que a gestão e operação do negócio são realizadas por membros da família como: pais, filhos, irmãos, primos e em muitos casos, pelas mães. Destaco que a liderança de uma mãe em uma empresa familiar pode ser muito benéfica, pois as mães que frequentemente são vistas como protetoras naturais, possuem habilidade importantes como a liderança, que é valiosa para o ambiente de negócios.
Além disso, uma mãe líder pode contribuir com habilidades como: empatia, comunicação assertiva, facilidade para realizar multitarefas, habilidade para a resolução de conflitos e gestão de tempo da empresa. Como já destaquei, essas qualidades podem contribuir e muito para o desenvolvimento de uma liderança forte e compassiva, onde o gestor se preocupa com o bem-estar e sucesso de sua equipe e negócios no geral.
Além disso, uma mãe líder pode ser uma figura inspiradora e motivadora para sua equipe. Ela pode estabelecer uma cultura empresarial baseada em valores familiares, como o trabalho em equipe, lealdade, honestidade e responsabilidade. Ela pode também ser um modelo a ser seguido por seus filhos, ajudando-os a desenvolver habilidades de liderança e empreendedorismo.
No entanto, pode ser desafiador para uma mãe de uma oficina familiar equilibrar sua vida pessoal e profissional. Ela pode sentir a pressão de ter que estar sempre disponível para sua família e para o seu negócio. Uma mãe que trabalha em uma oficina pode enfrentar desafios únicos em sua rotina diária, pois a oficina geralmente exige longas horas de trabalho. Além da carga horária longa, a rotina e responsabilidade de cuidar dos filhos segue a mesma, o que a leva a mãe a enfrentar uma pressão adicional que é repassada ao ambiente de trabalho.
Nestas últimas semanas me deparei com as mães e seus filhos nas oficinas pelas quais eu passei. Com isso, me lembrei de algumas cenas, como ver minha mãe colocar meus irmãos dormindo em caminhas improvisadas dentro do balcão da oficina. Vi também ela utilizando a sala de espera para eles assistirem desenho e até mesmo, Lembrei até dos momentos em que brincávamos no pátio da oficina com as ferramentas, equipamentos e peças usadas. Eu me recordo ainda de colecionar as chavetinhas das antenas que eram instaladas nos veículos.
Todas estas lembranças me fortalecem e me motivam a viver e compartilhar ainda mais o meu propósito. Neste mês também, nossa oficina familiar completou 49 anos de vida. Convicta faço o uso do ditado: Sucesso vem antes do trabalho, somente no dicionário. Você também vive esta realidade?
Eu fico por aqui, até o próximo artigo. Acompanhe meu conteúdo neste blog para ter dicas práticas de gestão! Um beijo no coração!
Karine Quinjalmo – Rainha das Oficinas
Mãe do Enzo
Consultora especialista na gestão de oficinas
Mentora de soluções em sistemas para a reparação automotiva
@karinequinjalmooficial