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O primeiro semestre está chegando ao fim: sua oficina evoluiu?
Olá, oficineiros e oficineiras do Brasil! Escrevo aqui para compartilhar com vocês dicas inspiradas no meu trabalho diário em auxiliar e tornar a sua oficina ainda mais lucrativa. Enquanto escrevo este artigo, estamos encerrando o primeiro semestre deste ano e com ele vem a etapa das avaliações. Nesse momento você deve se fazer alguns questionamentos: como eu avalio meu desempenho? eu estou crescendo? Será necessário fazer cortes? Quais mudanças precisam ser feitas? Se você está precisando de ajuda para definir isso, então continue comigo neste artigo! 
 
Quando falamos sobre o desempenho de uma oficina mecânica, existe uma série de números que podem ser avaliados. Deixo aqui alguns exemplos que você pode aplicar no seu negócio: 
 
1° - Receita|Venda líquida
 
Verifique a receita/venda total da sua oficina. A receita nada mais é que o valor arrecadado por serviços, vendas de peças e serviços de terceiros, mas descontando as variáveis como: comissões, tributos, taxas de serviços e outros. 
 
2° - Custos
 
Análise o custo das peças aplicadas na OS da oficina. Entenda que quando falamos de custos, orientamos você a dividir o valor de vendas por este número, pois você terá o valor de markup de tudo que a oficina vendeu no período. A diferença entre eles representa o lucro bruto da venda com as peças. 
 
Outra dica, avalie também o custo dos serviços.
 
Para começar, faça a divisão do valor da venda dos serviços de valor e da folha de pagamento com produtivos mais seus encargos e benefícios.  Após este cálculo você terá o markup dos serviços. 
 
A diferença entre o valor de vendas e o custo total resultará no lucro bruto gerado pelos serviços. Agora pare e reflita, comparando com o primeiro semestre do ano anterior, a oficina evoluiu?
 
3° - Despesas operacionais

Consideramos como despesas operacionais todos os gastos que envolvem o abrir e fechar as portas da oficina como: funcionários, aluguel, energia elétrica, água, telefone, manutenção e demais custos relacionados à operação diária da oficina. Além delas, também são consideradas despesas operacionais a remuneração fixa dos sócios (pró-labore, encargos e benefícios). Avaliando essas despesas, você consegue mensurar se houve aumento ou diminuição dos valores comparado com o mesmo período do ano anterior? 
 
4° - Lucro Operacional
 
É a diferença da receita/venda líquida, menos os custos totais e despesas totais. Lembre-se, antes de fazer o cálculo, desconte da receita os tributos, repasses sobre vendas e comissões. 
 
Comparando os dados, houve evolução? onde você considera que teve progresso ou regresso? qual dos grupos mais impactou o resultado?  
 
5° - Produtividade comercial
 
Outro número que possui importância primordial e que deve ser comparado periodicamente é a produtividade comercial, que nada mais é que: o valor médio vendido por funcionário. Esse número você encontrará dividindo a venda global da oficina pelo número de funcionários. Nesse quesito, a oficina teve evolução? 
 
Esses são apenas alguns exemplos de números que podem ser verificados em uma oficina mecânica. O tipo e a relevância dos números podem variar de acordo com o tipo de oficina e as necessidades da empresa. Mas, se você deseja continuar aprimorando as análises sobre o desempenho da sua oficina, nos acompanhe por aqui. Um beijo no coração!
 
Karine Quinjalmo – Rainha das Oficinas
Mãe do Enzo
Consultora especialista na gestão de oficinas
Mentora de soluções em sistemas para a reparação automotiva
@karinequinjalmooficial