O aditivo para radiador é um composto químico chamado de etilenoglicol, cuja base é o etileno. Porém, os produtos têm fórmulas e propriedades distintas. Há, por exemplo, os orgânicos e os inorgânicos, que também se subdividem. Saber qual aditivo para radiador é o mais adequado ao seu carro é simples: basta consultar o manual.
Como funciona?
Primeiramente, vale destacar que o aditivo para radiador reduz a temperatura de congelamento e eleva o ponto de ebulição da água. Assim, ela passa a ferver em temperatura mais alta. Além disso, o aditivo para radiador tem como função impedir que as galerias do motor sofram corrosão em decorrência do contato com a água.
Outra finalidade do aditivo para radiador é lubrificar a bomba d’água do veículo. Ao trabalhar por longos períodos sem lubrificação adequada, essa bomba costuma apresentar defeito, necessitando de uma substituição. Se o fluido estiver contaminado por ferrugem, o desgaste é ainda maior.
Como usá-lo?
O aditivo para radiador não é utilizado puro, e sim misturado à água. A proporção entre um e outro líquido a ser utilizada também é definida pelo fabricante do veículo, assim como o prazo de troca. Além disso, a água deve ser desmineralizada, ou seja, sem minerais em sua composição.
Por que usar?
A falta de uso de aditivo causa, principalmente:
- Travamento da válvula termostática;
- Ressecamento das mangueiras;
- Formação barrosa no radiador, provocando o entupimento e causando fervura. A fervura, causa superaquecimento e pode resultar no empenamento do cabeçote, causando perda de potência. Também queima a junta do cabeçote e compromete o consumo de gasolina.
Quando fazer a troca do aditivo?
O período para realizar a troca do aditivo para radiador é, em média, de um ano ou a cada 30 mil quilômetros rodados. Essa troca pode ser feita facilmente em um posto de gasolina por algum frentista. O processo não leva mais do que alguns minutos e garante a segurança do carro e a sua por muito mais tempo.
Qual a quantidade de aditivo que se deve usar?
Muitas pessoas se perguntam qual a quantidade de aditivo para radiador que deve ser misturada na água desmineralizada. Essa quantidade varia bastante de carro para carro, por isso, consulte o manual do fabricante para colocar exatamente o solicitado.
É muito importante lembrar-se sempre de fazer a mistura da água desmineralizada com o aditivo para radiador todas as vezes que for reabastecer o reservatório do fluido do radiador.
Consequências do mau uso de aditivos?
As principais consequências do mau uso de aditivo são:
- Concentração inadequada de etilenoglicol, que minimiza o poder anticongelante e refrigerante do líquido.
- A ausência de anticorrosivos deixa o circuito desprotegido ao ataque da corrosão.
- A ausência de aditivos antiespumantes, reduzem o poder de refrigeração do líquido e favorecem o surgimento do fenômeno da cavitação.
- A má proteção aos novos materiais, tais como alumínio e ligas metálicas utilizados na fabricação dos componentes produz corrosão e cavitação.
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