Olá, oficineiros e oficineiras do Brasil! Escrevo aqui para compartilhar com vocês dicas inspiradas no meu trabalho diário em auxiliar e tornar a sua oficina ainda mais lucrativa. Para esta edição, venho compartilhar com vocês resultados de oficinas que se posicionaram como corretivas e/ou preventivas. Ambas dão resultados, você já pensou sobre isto? Se deseja saber mais sobre esse tema, continue aqui comigo.
Uma oficina mecânica preventiva é um tipo de estabelecimento especializado em oferecer serviços de manutenção que previne o desgaste excessivo dos componentes do veículo. O principal objetivo dessa oficina é realizar inspeções, revisões e serviços regulares, a fim de prevenir problemas e garantir seu funcionamento eficiente e confiável.
O perfil de cliente que ela atende é o público que prefere manter as revisões periódicas orientadas pela montadora, ou seja, prefere manter o veículo do que reparar. Este tipo de serviço pode ser agendado e na prática, há uma maior previsibilidade no decorrer do serviço. As oficinas mecânicas preventivas geralmente oferecem uma variedade de serviços, incluindo, o que considero um serviço estratégico: a troca de óleo e filtro. A realização regular da troca de óleo do motor, bem como a substituição do filtro de óleo, garante a lubrificação adequada e o desempenho do motor.
A oficina mecânica corretiva é um estabelecimento especializado em oferecer serviços de reparo e solução de problemas em veículos que já apresentam falhas ou danos. Essa oficina concentra-se em identificar e corrigir as causas dos problemas mecânicos, elétricos ou eletrônicos em um veículo. Quando um veículo apresenta sintomas de mau funcionamento, problemas de desempenho, ruídos estranhos, luzes de comandos acesas no painel, fugas ou qualquer outra questão que afete seu desempenho ou segurança, o proprietário leva o veículo a uma oficina mecânica corretiva para diagnóstico e para reparar o problema.
As atividades comuns realizadas em uma oficina mecânica corretiva incluem diagnóstico de falhas com utilização de ferramentas e equipamentos de diagnóstico para identificar a causa dos problemas e falhas no veículo. Isso pode envolver a leitura de códigos de falha armazenados no sistema de diagnóstico do veículo, testes em componentes específicos e inspeções visuais. Na prática, este tipo de serviço não é agendado e a previsibilidade de tempo e investimento depende da etapa do diagnóstico.
Quando me perguntam qual o tipo de serviço na oficina que é mais lucrativo, eu respondo que é a estratégia de posicionamento que leva a oficina a produzir maior lucro ou não. O fato é que nenhuma oficina independente consegue trabalhar só com preventivos, mas, muitas delas atuam somente no corretivo.
Falando de resultados, identifico que as corretivas precisam de um grande volume de passagens porque seu ticket médio é mais baixo do que o ticket de uma manutenção preventiva. Já a preventiva precisa de um número de passagens menor, mas, ela precisa estar organizada para prospectar seus clientes e sincronizar os pacotes de revisões com compras e estoque. A resposta correta é “equilíbrio”. Por isso, te passo a minha receita para ter uma oficina acima dos resultados de mercado: 25% de serviços rápidos, 50% de preventivos e até 25% de serviços corretivos.
Quer saber mais sobre oficinas lucrativas? Nos acompanhe por aqui. Um beijo no coração!
Karine Quinjalmo – Rainha das Oficinas
Mãe do Enzo
Consultora especialista na gestão de oficinas
Mentora de soluções em sistemas para a reparação automotiva
@karinequinjalmooficial